Seminário Maio Laranja: Caminhos Intersetoriais no Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil

A Rede de Proteção ao combate da exploração sexual de crianças e adolescentes debateu caminhos para diminuir o triste cenário de violência sexual, que entre 2015 e 2021envolveu cerca de 1.179 casos notificados.

Representantantes do Estado, do Judiciário, da Rede Amiga da Criança, Iesti e acadêmicos de Direito da UEMA reuniram-se no “Seminário Maio Laranja 2025: Caminhos Intersetoriais no Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil”, realizado durante a manhã desta sexta-feira, 31 de maio.

Entre os caminhos a serem fortalecidos estão: ainda mais visibilidade à causa, não somente no mês de Maio, debates contínuos para atualização sobre as Leis que contemplam esses casos, maior e melhor escuta dentro das instituições que trabalham com esse público para fins de apuração e formalização das denúncias, estar atento aos comportamentos das crianças e adolescentes que denunciam a violência sofrida entre outras, envolver ainda mais a sociedade na temática.

A estruturação dos órgãos que apuram a denúncia contra fins de enriquecer a investigação e instrumentalizar o processo para punição do infrator é outro desafio a ser superado.

A tarde as atividades seguiram com a apresentação de trabalhos de pesquisa relacionados ao tema do evento por alunos de Direito e Relações Internacionais da UEMA.

Deixe um comentário