Projeto Embaixadeiros
A Mostra "Embaixadeiros" foi realizada em 21/03/2025 no Convento das Mercês e teve como objetivo central promover e valorizar a cultura da Baixada Maranhense, reunindo artistas da região e ampliando o reconhecimento de suas manifestações culturais.
O evento destacou a diversidade de expressões tradicionais, como o bumba-meu-boi, tambor-de-crioula e forró de caixa, preservando e difundindo essas riquezas para diferentes públicos.
Além disso, a mostra incentivou o intercâmbio cultural entre as cidades da Baixada Maranhense e a capital São Luís, ampliando o alcance da cultura maranhense para turistas e para o cenário nacional. Também fortaleceu a identidade regional ao divulgar obras e nomes de artistas locais, promovendo trocas entre gerações para garantir a continuidade das tradições.
Outro aspecto essencial do evento foi sua contribuição para a economia criativa e solidária, gerando renda e oportunidades para os envolvidos.
Por fim, a Mostra "Embaixadeiros" inspirou a população a valorizar suas raízes culturais, estimulando a participação ativa na preservação do patrimônio artístico da Baixada Maranhense.
A mostra Embaixadeiros é uma realização do Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas – IESTI por meio da aprovação no Edital nº 19/2024 – UGADC/SECMA – MAIS FESTIVAIS E MOSTRAS da Lei Paulo Gustavo promovido pela Secretária de Estado da Cultura do Maranhão.