
Estão abertas as inscrições para o “Seminário Maio Laranja 2025: Caminhos Intersetoriais no Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil”, promovido pelo Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (IESTI) em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Rede Amiga da Criança. As vagas são limitadas. Para se inscrever acesse o link:
https://form.jotform.com/iestiorg/maioamarelo2025.
A atividade está inserida no contexto da Campanha Maio Laranja, que tem por objetivo a prevenção e ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.
O Seminário visa a formação e mobilização da comunidade acadêmica, profissionais da rede de proteção e a sociedade civil em torno do debate. A proposta é discutir sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na saúde mental das vítimas, nos instrumentos legais de proteção e na atuação dos serviços socioassistênciais. .
De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, por meio do Disque 100:
– No Brasil: mais de 18 mil denúncias de violência sexual infanto juvenil registradas em 2023;
– No Maranhão: Entre 2015 e 2021, registrados 1.179 casos notificados de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo a Secretaria de Estado da Saúde; 76,8% das vítimas foram meninas; 57% dos casos envolviam estupro e 38,9% dos agressores eram familiares. Segundo o UNICEF e do Ministério dos Direitos Humanos, estima-se que os números representam apenas 10% a 20% dos casos, em razão da alta taxa de subnotificacão.
Fique ligado:
O que: “Seminário Maio Laranja 2025: Caminhos Intersetoriais no Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil”.
Quando: 30 de maio de 2025.
Manhã: 8h30 às 12h, no Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UEMA, no Centro, Praça Benedito Leite
Tarde: 14h às 17h – exposição de painéis acadêmicos na sede do IESTI, na Rua da Palma.