Projeto Territórios de Memória e Patrimônio realizado pelo Sesc

Ampliar os debates na área do Patrimônio Cultural e Memória Social foi uma das proposições do Programa Cultura em suas ações de 2023.

Assim, no dia 13 de novembro aconteceu a roda de conversa “Lugares de memória e a construção de narrativas” com Cadu Marques @cadumarquess , artista e autor do livro “A Memória Como Tradição e a Invenção de Uma Vida” que traz em suas páginas poemas que marcam a construção da sua narrativa, partindo das memórias, vivencias e invenções a partir dessas histórias para produzir cada escrito que compõe a obra. A Mediação foi de Louyse Silva @louysesousa_ , graduanda em História (UFMA) e produtora audiovisual.

A ação aconteceu na sede do IESTI (Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas), parceiro do projeto, e contou com a presença de alunos da rede pública de ensino, do ensino médio e EJA.

O Projeto Territórios de Memória e Patrimônio realizado pelo Sesc caracteriza-se por ações na área de Memória Social e Patrimônio Cultural, constituída a partir dos eixos metodológicos do Marco Referencial da área.
Em 2023 elencamos o bairro Desterro como território de pesquisa, mediação e desenvolvimento de ações de educação patrimonial, na compreensão de que este é um lugar com significados potentes quando falamos de história, patrimônio, subjetividades e memória coletiva, sendo um dos bairros mais antigos da cidade.

Confira o vídeo debate no canal no YouTube do SESC MARANHÃO!

Deixe um comentário