IESTI: 20 Anos Transformando Realidades no Maranhão.

Fundado em 2003 como núcleo de estudos sociais, o IESTI- Instituto de Terapias Integrativas consolida-se, desde 2016, como uma organização da sociedade civil de referência no Maranhão. Ao longo de duas décadas buscamos promover a cultura de paz, a inclusão social, o desenvolvimento social do Maranhão e do Brasil (pautado nos ODS da ONU), valorizar e preservar a identidade cultural local, potencializar a economia criativa, incentivar práticas esportivas, a sustentabilidade do meio ambiente, bem como ampliar o acesso às terapias integrativas e ao conhecimento acerca da saúde holística a fim de promover saúde e bem estar e o espírito de humanidade. Ao longo desse caminho construímos uma cartela com 60 projetos voltados para a transformação social. Ao todo, são cerca de 4.500 pessoas impactadas diretamente por nossos projetos executados, com alcance a nível estadual. São iniciativas que valorizam a saúde, bem estar, dignidade e, especialmente, a cultura maranhense pela qual somos totalmente encantados! Fazer vibrar as cores, texturas e sons de nosso povo dançante é o que encanta nosso Instituto, sempre cheio de artistas, agentes culturais, muita música, cinema, bumba meu boi, tambor de crioula, capoeira…a cultura maranhense é a base de nossa celebração e dedicação à vida em sua diversidade.  Para relembrar nossa trajetória recordamos com vocês parte de nossa história: Nossas certificações reafirmam o comprometimento com nossa missão. Este trabalho dedicado às nossas causas – com foco em crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres, povos tradicionais e populações vulneráveis – recebeu reconhecimento através das certificações municipais, estaduais e nacionais citadas acima, além de importantes premiações como o Periferia Viva (2024) e o Aldir Blanc (2025). Com sólidas parcerias e uma rede de cooperação ampla, o IESTI segue comprometido em transformar positivamente vidas e realidades, deixando um legado de fortalecimento econômico, solidariedade, integridade, autoestima identitária e cultura de paz para o Maranhão e o Brasil. IESTI: Onde cuidado e cultura transformam vidas com excelência e ousadia.

Read More »

Centro de São Luís recebe primeira Feira dos Quintais Criativos.

A feira é um desdobramento do projeto “Quintais Criativos – Territórios de Afeto”, uma iniciativa que integra o Programa Patrimônio em Rede e o grupo Guardiões da Memória. Receitas, saberes e memórias afetivas de um jeito bem saboroso reunidos em um único lugar. Esta foi a experiência gastronômica da Feira dos Quintais Criativos, realizada na sede do Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (IESTI), na Rua da Palma, 322, Centro Histórico de São Luís. A Feira dos Quintais Criativos é uma iniciativa do IESTI por meio do Programa Patrimônio em Rede e o projeto Guardiões da Memória, com o objetivo de fortalecer o Turismo de Base Comunitária (TBC) na capital maranhense. Quem foi à feira pôde encontrar comidas variadas, incluindo pratos veganos, preparados por seis empreendimentos, além de atrações culturais e música com o DJ Pedro Dreadlock.  “Esta Feira é resultado de um trabalho inovador, que enxerga nos quintais gastronômicos espalhados por diferentes bairros de São Luís verdadeiros tesouros culturais e turísticos”, explica a secretária executiva do IESTI Cátia de Oliveira. O “Quintais Criativos – territórios de afeto” surge como uma iniciativa integrada ao Programa Patrimônio em Rede e os Guardiões da Memória do IESTI, com o objetivo de desenvolver um roteiro de Turismo de Base Comunitária (TBC) em São Luís, transformando quintais gastronômicos localizados em diversas zonas da cidade e liderados, principalmente por mulheres, em pontos estratégicos de experiência turística. O projeto estabeleceu parcerias com instituições públicas e privadas, para oferecer uma Trilha de Conhecimentos, com treinamentos em gestão financeira, marketing digital, qualidade no atendimento ao turista, vigilância sanitária, boas práticas de manipulação de alimentos e educação patrimonial. São parceiros do projeto a Prefeitura Municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Agência de Desenvolvimento Econômico e Social – AMDES, Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Inovação e Sustentabilidade – SEMISPE; o SENAC e o SEBRAE. A Trilha contribuiu para o desenvolvimento de habilidades técnicas e gerenciais, preparando os empreendedores para oferecer serviços de alta qualidade e melhoria da experiência dos clientes/visitantes.

Read More »

Homenagem à sambista Patativa marca estreia do Projeto Seis e Meia (IESTI), no Centro Histórico.

Um novo espaço para encontros culturais pulsa no coração do Centro Histórico de São Luís. O Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (IESTI) tem a alegria de lançar o Projeto Seis e Meia: Reencantando o Mundo, uma série mensal de saraus que promete transformar o Casarão da Rua da Palma, 322, em palco para música, cinema, poesia e artes visuais. Com patrocínio do Sebrae-MA, a programação se estende até novembro, sempre às 18h30, oferecendo ao público atividades logo após o expediente. O intuito do projeto é alimentar o Centro Histórico com cultura e arte e oferecer ao povo ludovicense um local para ter um respiro de lazer e aprendizado através das artes durante a rotina de trabalho da semana. Estreia em tributo a Patativa A primeira edição presta homenagem a Patativa, uma das grandes vozes do samba maranhense, através de roda de samba conduzida por Vanda Silva, filha de Patativa, acompanhada por João Eudes, João Neto, Gustavo Belan e Valdico. Os convidados especiais, Dicy Rocha e Joãozinho Ribeiro, selam a noite enquanto grandes referências da música maranhense. A casa também exibe exposição de arte composta por fotos de Beto Matuck e acervo de roupas e adereços icônicos da artista, disponibilizados por sua família. No cinema, acontece a exibição dos filmes Punga (Ronny Meirelles e Fernando Braga) e Patativa – Xiri Meu Eu Não Dou (Tairo Lisboa). A DJ Vanessa Serra imprime na paisagem sonora brasilidades e maranhensidades. Para deixar registrado na casa o momento de homenagem é lançado um mural de lambe dedicado à sambista (a arte de Dan Quebrada também estampa o início desta matéria). Imagem de Beto Matuck Gastronomia e memória O evento também reserva espaço para a culinária e para a valorização da comunidade local. A gastronomia ficará por conta da Bocadilho Sanduíches, enquanto as bebidas serão comercializadas por moradores do bairro Desterro, contemplados pelo projeto Guardiões da Memória – Patrimônio em Rede, projeto do IESTI. O IESTI celebra mais um projeto que chega para fortalecer a cultura maranhense exaltando a memória através da música, artes visuais, artes plásticas, cinema (as possibilidades seguem em movimento ao longo do projeto!) e criando novas histórias que nascem através do encontro e da celebração do cotidiano.

Read More »

Seminário Maio Laranja: Caminhos Intersetoriais no Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil

A Rede de Proteção ao combate da exploração sexual de crianças e adolescentes debateu caminhos para diminuir o triste cenário de violência sexual, que entre 2015 e 2021envolveu cerca de 1.179 casos notificados. Representantantes do Estado, do Judiciário, da Rede Amiga da Criança, Iesti e acadêmicos de Direito da UEMA reuniram-se no “Seminário Maio Laranja 2025: Caminhos Intersetoriais no Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil”, realizado durante a manhã desta sexta-feira, 31 de maio. Entre os caminhos a serem fortalecidos estão: ainda mais visibilidade à causa, não somente no mês de Maio, debates contínuos para atualização sobre as Leis que contemplam esses casos, maior e melhor escuta dentro das instituições que trabalham com esse público para fins de apuração e formalização das denúncias, estar atento aos comportamentos das crianças e adolescentes que denunciam a violência sofrida entre outras, envolver ainda mais a sociedade na temática. A estruturação dos órgãos que apuram a denúncia contra fins de enriquecer a investigação e instrumentalizar o processo para punição do infrator é outro desafio a ser superado. A tarde as atividades seguiram com a apresentação de trabalhos de pesquisa relacionados ao tema do evento por alunos de Direito e Relações Internacionais da UEMA.

Read More »

Maio Laranja: Caminhos Intersetoriais no Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil.

Estão abertas as inscrições para o “Seminário Maio Laranja 2025: Caminhos Intersetoriais no Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil”, promovido pelo Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (IESTI) em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Rede Amiga da Criança. As vagas são limitadas. Para se inscrever acesse o link: https://form.jotform.com/iestiorg/maioamarelo2025. A atividade está inserida no contexto da Campanha Maio Laranja, que tem por objetivo a prevenção e ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. O Seminário visa a formação e mobilização da comunidade acadêmica, profissionais da rede de proteção e a sociedade civil em torno do debate. A proposta é discutir sobre os direitos da criança e do adolescente, com foco na saúde mental das vítimas, nos instrumentos legais de proteção e na atuação dos serviços socioassistênciais. . De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, por meio do Disque 100: – No Brasil: mais de 18 mil denúncias de violência sexual infanto juvenil registradas em 2023; – No Maranhão: Entre 2015 e 2021, registrados 1.179 casos notificados de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo a Secretaria de Estado da Saúde; 76,8% das vítimas foram meninas; 57% dos casos envolviam estupro e 38,9% dos agressores eram familiares. Segundo o UNICEF e do Ministério dos Direitos Humanos, estima-se que os números representam apenas 10% a 20% dos casos, em razão da alta taxa de subnotificacão. Fique ligado:O que: “Seminário Maio Laranja 2025: Caminhos Intersetoriais no Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil”. Quando: 30 de maio de 2025. Manhã: 8h30 às 12h, no Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UEMA, no Centro, Praça Benedito Leite Tarde: 14h às 17h – exposição de painéis acadêmicos na sede do IESTI, na Rua da Palma.

Read More »

Oficina de Elaboração de Projetos

A Oficina de “Elaboração de Projetos” vai acontecer nos dias 29 e 30/04, ministrada por Sâmya Campos, Turismóloga, Especialista em Projetos e Assessora de Qualificação Profissional SETUR-MA 📌 As inscrições vão até o dia 25/04 e a garantia de participação se dará por ordem de inscrição. Entraremos em contato para confirmar a participação ✅

Read More »

Fale conosco