MANGUETUR: IESTI Realiza a primeira reunião com a comunidade do Mangue Seco na Raposa

Foi realizada no último sábado, dia 14 de março de 2020 a “1ª Reunião Comunitária do Projeto MangueTUR”.

A reunião aconteceu no estabelecimento comercial do finado Sr. Pedro, na Praia do Mangue Seco, na cidade da Raposa, no Estado do Maranhão e contou com a presença de dezessete pessoas engajadas em causas sócio ambientais na região, além da equipe do IESTI.

A ideia central do projeto MangueTUR é a Construção de Saberes socioambientais para conservação da biodiversidade e fomento de Turismo de Base Comunitária daquele local., tendo como objetivo principal, implantar ações educativas pautadas na conservação de manguezal e seu entorno por meio da Educação Ambiental Transformadora, empoderamento da participação e gestão social, promovendo debates sobre o Turismo de Base Comunitária na Praia de Mangue Seco, no município da Raposa, enquanto área de abrangência do aglomerado urbano da Grande São Luís, capital do Maranhão ( aproximadamente 20Km da capital).

Os presentes da comunidade foram ouvidos e desejam sensibilizar os demais moradores e visitantes para as questões de conservação sócio ambiental, por meio de atividades que contemplem a realidade local. Os próximos encaminhamentos são reuniões para a criação de um fórum no qual todos possam discutir a realidade local e propor atividades para compor o MangueTUR.

 

INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIAIS E TERAPIAS INTEGRATIVAS – IESTI, é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) entidade de direito privado, fins públicos e sem fins lucrativos, fundado em 2003.

O IESTI atende finalidades como: inclusão social, promoção à cultura da paz, apoio à construção do desenvolvimento sustentável do país e do Maranhão, estímulo à valorização e preservação da identidade cultural, incentivo às práticas culturais e esportivas, difusão, aprendizado e acesso às terapias integrativas e complementares e a ampliação da saúde holísticas.

As áreas de atuação do IESTI são: Desenvolvimento Econômico e Social/ Educação, Tecnologias da informação e da comunicação, Terapias Integrativas, Cultura e Esportes.

Texto: Juliana Hadad ( 1ª secretária IESTI)