Iema realiza projeto “Curiar MidiAção + Arte” na unidade plena São Luís

A unidade plena de São Luís do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) promoverá neste sábado (21), muita arte, cultura e entretenimento durante a programação “Curiar MidiAção + Arte”.

O programa “Curiar MidiAção + Arte” é promovido pelo Governo do Estado do Maranhão, sendo concebido e executado pelo Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (Iesti), em parceria com a Reitoria do Iema. O projeto tem a coordenação pedagógica de Viviane Vazzi Pedro, coordenação artística de Samantha Moreira e coordenação executiva de Samme Sraya, com produção de Nat Maciel.

A programação conta com a participação especial da banda maranhense ‘Afrôs’ e a jornalista carioca independente, crítica e curadora de arte, Daniela Name, que na oportunidade também fomentará uma mesa de Diálogo intitulada ‘Fake News’ – “Quem conta um conto aumenta um ponto”, da qual participam o reitor do Iema, Jhonatan Almada e o diretor de Ensino, Elinaldo Silva.

“A mesa de diálogos integra uma iniciativa do projeto “Curiar MidiAção + Arte”, cuja programação busca integrar e coordenar a arte na dimensão da ciência, tecnologia e inovação. Acreditamos fortemente que é um caminho fecundo e que o projeto nos auxilia nessa integração”, disse o reitor do Iema, Jhonatan Almada.

Os DJs do ‘Pimenta Preta’ embalam a arte e o movimento por meio de ritmos calientes, sound system, experimentações de tropicalismo eletrônico, mesclando o pop, o novo, o negro e o identitário.  Ainda como parte da programação, será promovida uma grande oficina aberta, onde os professores do Programa Curiar e do coletivo NUPPI, composto por Saraelton Panamby, Jane Maciel, Bruno Barata, Ramusyo Brasil e Carolina Libério apoiam os convidados da comunidade escolar na criação Escrevivências, que são formas de poesia livre, a partir das histórias de vida dos alunos e no maior foco que serão os Zines, ou fanzines que são meios de comunicação independentes, formas de revistas artesanais, sem gráficas, normalmente trocados e usados como exercícios de suporte para outros processos artísticos, além de serem uma forma mais particular de mostrar os pensamentos, esboços e imagetismo dos artistas para o público, como uma artesania artística do pensamento.

“O projeto reúne profissionais de múltiplas competências dedicados à missão de trazer inovação, leitura crítica, ventilação de práticas artísticas, experiências, processos de criação, de troca de saberes, diálogo entre e a partir de identidades e repertórios contemporâneos, empoderando alunos e comunidade escolar enquanto sujeitos produtores de conhecimento” explicou o diretor de Ensino, Elinaldo Silva.

Viviane Vazzi Pedro, coordenadora pedagógica do projeto “Curiar MidiAção +  Arte”, disse que a programação foi construída junto aos professores do projeto e da diretoria do  Iema. “Pensamos nos convidados e na temática com muito carinho. As oficinas são coordenadas pelos artistas e professores do projeto juntamente com seus alunos, abrindo espaço para a participação e protagonismo da comunidade escolar. A apresentação do evento e coordenação da programação será realizada pelos alunos da ‘Rádio Curiar Teen”, afirmou. A banda maranhense ‘Afrôs’, convidada especial para a programação, encerrará mais uma edição do projeto com chave de ouro.