Já conhece a terapia com agulhas?

A acupuntura é um capítulo essencial da Medicina Tradicional Chinesa MTC, a qual abrange também a alimentação, a respiração, a meditação, a gemoterapia, a geoterapia, a hidroterapia, a fototerapia, a fitoterapia, as massagens, o que significa dizer que a acupuntura é um procedimento entre outros de toda uma rica e milenar tradição.

A palavra acupuntura deriva do latim agulha e punção. É um método terapêutico que consiste na punção com pequenas e sólidas agulhas, em pontos específicos do corpo e canais de energia para melhorar a saúde, diminuir a dor ou modificar o estado geral de saúde do paciente. Busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e, como já afirmado, controle da dor.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, o homem é considerado um sistema energético no qual corpo e mente são unificados, cada um influenciando e equilibrando o outro. Diferente da Medicina Ocidental que procura isolar e separar a doença da pessoa doente, a Medicina Chinesa enfatiza uma abordagem holística, em que o homem deve ser tratado como um todo.

Um dos fundamentos básicos da Medicina Oriental é o Qi, que nada mais é do que a energia que flui por nosso corpo através de canais (denominados meridianos) que ligam os principais órgãos. Segundo a Medicina Chinesa, uma doença surge quando o fluxo cíclico de Qi nos meridianos perde o equilíbrio ou é bloqueado.

Ao longo das vias dos meridianos existem os pontos de acupuntura, que estão localizados na superfície corpórea. A inserção das agulhas nesses pontos tem a capacidade de alterar condições fisiológicas e bioquímicas e, assim, tratar uma ampla variedade de doenças.

Segundo o National Institutes of Health, dos Estados Unidos, a acupuntura serve para tratar odontalgias pós-operatórias, náuseas e vômitos pós-quimioterapia ou cirurgia em adultos, dependências químicas, reabilitação após acidentes vasculares cerebrais, dismenorréia, cefaléia, epicondilite, fibromialgia, dor miofascial, osteoartrite, lombalgias e asma, e para todos os problemas de funcionamento do organismo humano.